Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ORMBr - Mapeamento objeto-relacional
Mapeamento objeto-relacional (ou ORM, do inglês: Object-relational mapping) é uma técnica de desenvolvimento utilizada para reduzir a impedância da programação orientada aos objetos utilizando bancos de dados relacionais. As tabelas do banco de dados são representadas através de classes e os registros de cada tabela são representados como instâncias das classes correspondentes.
Com esta técnica, o programador não precisa se preocupar com os comandos em linguagem SQL; ele irá usar uma interface de programação simples que faz todo o trabalho de persistência.
Não é necessária uma correspondência direta entre as tabelas de dados e as classes do programa. A relação entre as tabelas onde originam os dados e o objecto que os disponibiliza é configurada pelo programador, isolando o código do programa das alterações à organização dos dados nas tabelas do banco de dados.
ORM não é uma técnicas tão recentes, pois já exitem a algum tempo em outras linguagens como Java, e C#, acredito que muitos já ouviram falar sobre Hibernate ORM para a linguagem Java, e Entity Framework para as linguagens .NET da Microsoft.
Já para o Delphi, essa técnica é mais recente, começou a se expandir a partir da versão Delphi 2010, após as enormes melhorias na RTTI e o recurso Generics.
Ultimamente, acredito que a maioria de vocês, tem lido ou ouvido algo sobre ORM, mas a questão é, qual seria as ventagens e quanto isso me custaria para implementar em meus sistemas já existentes, e por fim qual o melhor ORM para eu analisar?
Venho a algum tempo, analisando e estudando as vantagens e funcionalidades de alguns ORMs do mercado, assistindo videos, analisando exemplos etc... e cheguei a conclusão que o ORM seria um grande aliado para nós desenvolvedores, principalmente com a falta de profissionais qualificados no mercado para nos ajudar na continuidade em nossos projetos.
Vou citar aqui um ponto de vantagem, veja se concorda:
Muitos de nós somos desenvolvedores solitários, o qual temos um sistema e a N vezes pensamos em contratar alguém para nos ajudar a mantê-lo, mas nosso tempo é curto e nosso código é tão enraizado em nossos modo de desenvolvimento que ao pensar em ensinar alguém, até desanimamos, pois isso iria nos consumir tempo enorme, então  preferimos nós mesmos pegar e fazer.
Com um ORM, temos vantagens nesse ponto, pois um ORM irá exigir uma linha de aprendizado bem curta a um desenvolvedor que possamos contrata-lo para nos ajudar, isso porque o ORM irá fazer a parte pesada nos bastidores, aliviando e agilizando o aprendizado em um novo profissional.
Poderia ficar aqui citando várias situações das quais, acredito eu que 100% de nós desenvolvedores sofremos no dia dia para conseguirmos ajuda em nosso projetos, mas não vou fazer isso, o exemplo acima já nos mostrar uma visão geral de nossas dificuldades.

Apresento a vocês :

[Imagem: ormbr_11.jpg]

ORMBr, como o nome já diz, e assina Brasil, é um Framework criado por mim (Isaque Pinheiro), e apesar de ser uma criança ainda, já mostrou um QI acima da média, e a ótima notícia é que ele é OpenSource, podendo ser baixado direto no Bitbucket <!-- m --><a class="postlink" href="https://bitbucket.org/isaquepinheiro/ormbr/downloads">https://bitbucket.org/isaquepinheiro/ormbr/downloads</a><!-- m -->.

Veja mais detalhes no meu blog : http://isaquepinheirobr.blogspot.com.br/...ional.html

Isaque Pinheiro
  Fundador do Projeto ORM Brasil
  ORMBr SAC - Assine e faça parte dessa história ajudando o projeto a crescer.

Responder
Ótimo e vamos em frente, cada vez melhor, parabéns Isaque...
“Não é o mais forte ou mais inteligente que sobrevive, mas sim o que consegue lidar melhor com a mudança.” Charles Darwin
Responder
Parabéns, muito bom, já vou preparar para começar a testar.
Responder
Parabéns pela iniciativa do ORMBr, pois o Delphi está precisando mesmo de um bom framework ORM opensource melhor ainda se for brasileiro.

Em minha opinião apesar de ser muito recente, parece bastante promissor

Estou querendo fazer alguns testes mas tenho algumas dúvidas e gostaria de respostas:

• Alguém já está usando com sucesso o ORMBr em produção em seus projetos?
  • Vale a pena usar o ORMBr em um projeto real ou ainda está em fase testes?
  • Já foi feito algum teste de performance do ORMbr?
  • Existe alguma documentação clara e de fácil acesso para consulta dos desenvolvedores?

Grato
Responder
(09-12-2017, 01:52 PM)willian Escreveu: Parabéns pela iniciativa do ORMBr, pois o Delphi está precisando mesmo de um bom framework ORM opensource melhor ainda se for brasileiro.

Estou querendo fazer alguns testes mas tenho algumas dúvidas e gostaria de respostas:

• Existe alguma documentação clara e de fácil acesso para consulta dos desenvolvedores?

Grato

Por favor, desconsiderem a quarta pergunta, porque após baixar o ORMBr já vi que a documentação existe e está na pasta DOC do ORMBr.

Obrigado,
Responder
(09-12-2017, 01:52 PM)willian Escreveu: Parabéns pela iniciativa do ORMBr, pois o Delphi está precisando mesmo de um bom framework ORM opensource melhor ainda se for brasileiro.

Grato

Sim já temos usando em clientes.
vale a pena mas lembre é aberto sempre vai existir correções e vai depender de uso dele para aplicar correções.
ORM é para persistência de dados e de estrutura de banco bem como uma fácil troca de banco e não performace
sim ela está no git

Juliomar Marchetti
  Moderador do Projeto ORM Brasil
  ORMBr SAC - Assine e faça parte dessa história ajudando o projeto a crescer.

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  ormbr.types.database Gr@c@ 1 496 11-11-2019, 11:06 AM
Última Mensagem: ailtonbrc
  Executar uma StoredProcedured com ORMBr Gr@c@ 0 295 23-09-2019, 06:11 PM
Última Mensagem: Gr@c@
  Ormbr com restdataware Gedeba 2 2,213 09-03-2019, 10:00 AM
Última Mensagem: Gedeba
  ORMBr - Como Conhecer e Testar Isaque Pinheiro 9 9,280 08-11-2018, 06:14 AM
Última Mensagem: Isaque Pinheiro
  Mapeamento de herança - Como o ORMBr se comporta? willian 2 3,526 04-08-2018, 04:42 PM
Última Mensagem: Isaque Pinheiro
  Ormbr (em produção) Osiel Gomes 1 2,545 15-05-2018, 01:24 PM
Última Mensagem: juliomar
  Erro depois de atualização (ormbr.typer.blob) Osiel Gomes 1 2,340 15-05-2018, 01:23 PM
  Como definir a propriedade do tipo enum (Enumeration) no ORMBr? willian 1 3,117 17-01-2018, 04:52 PM
  ORMBr - Como criar uma conexão ? Isaque Pinheiro 2 6,428 24-09-2017, 11:57 PM
  Tentando utilizar o ORMBr, sem susseco !!! Alessandro 3 6,076 24-09-2017, 11:51 PM

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)